90 MESES
COMO É BOM VIVER EM PAZ...
A realidade é que a lua-de-mel para muitos casais expirou após a cerimônia de casamento. Conheço casais que só tiveram paz no namoro – foram fisgados (sem querer listar) pelos mecanismos encantadores dos portadores de transtornos de personalidade – porque após a cerimônia de núpcias uma extensão do inferno com direto a camarote do diabo, foi instalada na convivência conjugal. Assim, a casa que não tem paz, nunca será um lar.
A paz originada pelo Ser Eterno é uma dádiva interna e intacta que faz da adversidade enredo da maturidade. Que repousa no domínio próprio. Que transita na serenidade e no perdão. Que vê os infortúnios como fases para recomeços e reconstruções. Que habilita a racionalidade impor limites de convívio. Dito isso, afirmo: a paz é um processo dinâmico de flexibilidade e renúncias. Portanto, o casamento necessita de paz para estabelecer o bem comum, aprimorar as prioridades, principiar a unidade, explicitar o entendimento da dignidade. Com essa erudição, a paz tem limites.
Particularmente, não rotulo de casamento, mas de PERFORMACE DA DESGRAÇA, àqueles que vivem num ambiente domado por falas mansas e suaves, mas com conteúdo veneno. Onde o prazer é ver o outro rastejando à insignificância. Onde a violência psíquica é notável, com discussões banais, chantagens cruéis, brigas triviais, agressões, repressões e tantos outros males – pior, quando tentam viver dessa maneira em nome da religiosidade, com alegações incabíveis, tais como: “o que Deus juntou não separe o homem”. Será que Deus juntou você com uma desgraça pra viver uma eterna tribulação? É melhor admitir como consequência da própria escolha.
Meu amor, VIVIANE GOMES, no último dia 24 (domingo), completamos mais um mês juntos e juntinhos. São 90 meses, vivendo e desfrutando da paz. Digo com convicção: Como é bom viver em paz! Como é prazeroso ter um lar! Respirar a paz é o mínimo para denominar o matrimônio de: casamento feliz. A paz envolve e contagia os nossos corações. Lembre-se: Eu te amei. Eu te amo. Para sempre te amarei.
Rev. Ismael da Silva
Presidente da Comunidade Cristã Viver